Imprimir, em seu sentido literal, “significa transferir os dizeres e/ou imagens contidos em fôrmas tipográficas, clichês, gravuras etc., marcando (em papel ou em outra superfície), com ou sem tinta, por meio de pressão exercida por máquina apropriada”.
A arte de marcar ou ser marcado, e por aqui nós usamos tinta sim!
É comum aparecerem algumas dúvidas na hora de enviar seu arquivo para impressão, afinal, muitas coisas influenciam na qualidade da mesma: formato, sangria, cor, imagem, finalização, entre outros.
Hoje, vamos falar sobre as cores.
Qual perfil de cores devo utilizar?
O perfil mais utilizado para impressão offset é o CMYK (ciano, magenta, yellow e black). Por tanto, quando gerar e/ou enviar um arquivo que será impresso, assegure-se de que as cores utilizadas na arte estejam nesse padrão.
Por que o CMYK?
A mistura de azul, magenta e amarelo – cores que compõem esse padrão – pode resultar em preto (black) ou em uma diversidade de tons coloridos, por esse motivo esse perfil é apontado como ideal para impressão de materiais gráficos.
Existem outros perfis de cores?
Ainda temos a escala Pantone e RGB.
A escala Pantone, sendo uma tabela de cores primárias, com numeração e misturas específicas, permite identificar a tonalidade com 100% de exatidão e ainda criar cores novas, bem como permitem que cores especiais sejam impressas. Porém, devido aos seus custos elevados, acabam sendo menos utilizadas nos processos de impressão.
RGB é luz e não tinta, por isso não pode ser utilizado para impressão. São usados, predominantemente, para produção de arquivos direcionados à mídia digital.
Ainda tem dúvidas? Fale com a gente. Estamos sempre à disposição.
Fonte: Gráfica IGIL