Comunicação Impressa: alguns mitos e verdades

Com o objetivo de ajudar as pessoas a compreenderem melhor sobre os mitos e fatos sobre a comunicação impressa, a Two Sides Brasil publicou o infográfico “A verdade sobre o papel”.
E nós, compartilhando da crença na importância desse assunto, decidimos compartilhar também com nossos leitores.

 

“Comunicação impressa e papel: Mitos e Fatos

A indústria gráfica, assim como tantos outros segmentos, vem passando por muitas dificuldades por conta da crise econômica. No entanto, há dois aspectos adicionais que têm prejudicado suas atividades. São um tipo de fake news – mitos que vêm se propagando, mas não têm fundamento. Por um lado, muita gente questiona a eficácia da mídia impressa e acredita que a maioria das pessoas tende a preferir a comunicação digital. Sobre esta última, o site da campanha Two Sides traz os resultados de pesquisas feitas em diversos países mostrando que o público em geral continua preferindo a mídia impressa e nela confia mais.

Outras falsidades têm a ver com o impacto ambiental do papel e da impressão. O mais difundido desses mitos é que para produzir papel é necessário desmatar florestas nativas quando, na verdade, árvores são plantadas para essa finalidade, como acontece no Brasil e em muitos outros países produtores de celulose. Mesmo em países onde se usam espécies nativas, a extração é manejada de tal maneira que as florestas estão crescendo. Claro! Se uma empresa ganha dinheiro fabricando celulose e papel, ela precisa garantir que não vai faltar matéria prima para que o negócio continue viável. Essas empresas se preocupam com sustentabilidade, a começar com a sustentabilidade do próprio negócio.

No Brasil, todos os dias planta-se, em média, o equivalente à área de 500 campos de futebol de árvores para produção de celulose. No total, temos hoje 7,8 milhões de hectares de plantações de árvores para diversas aplicações industriais. Além disso, outros 5,6 milhões de hectares de matas nativas são conservados pelas mesmas empresas. Todas essas árvores retiram CO2 da atmosfera e, assim, ajudam a reduzir o efeito estufa amenizando as mudanças climáticas.

Outro fato que os potenciais clientes e consumidores precisam saber é que o papel é um dos materiais mais reciclados do mundo. No Brasil, segundo a Associação Nacional dos Aparistas – ANAP, a taxa de reciclagem de papel alcançou 68,7% em 2018. Na Europa, duas toneladas de papel são recicladas a cada segundo. Além disso papel é biodegradável.

Apesar disso, muitas pessoas pensam que mídia eletrônica é menos poluente. No entanto, o setor de tecnologia da informação representa cerca de 2% das emissões globais de gases que causam o efeito estufa. Os data centers que armazenam nossos arquivos e constituem a famosa “nuvem” são cada vez mais utilizados. O apelido nos leva a crer que se trata de algo tão inofensivo quanto as nuvens do céu. No entanto, esses data centers consomem enormes quantidades de energia elétrica, muitas vezes oriundas da queima de combustíveis fósseis. Se comparada à demanda de eletricidade dos países num mesmo ano, “a nuvem” seria o sexto maior consumidor.

Esses fatos precisam ser divulgados amplamente, para que ninguém deixe de optar pela mídia impressa pensando que esta é pouco eficaz ou que prejudica o meio ambiente mais que a mídia eletrônica. A campanha Two Sides vem se dedicando a desconstruir essas e outras fake news.

Equipe Two Sides”

Para quem quiser baixar o infográfico completo: ver

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